quinta-feira, 28 de junho de 2012

TPM


Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar. Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas, rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada! Ufa. Tudo superado. Era só TPM.


TPM, ou tensão pré-menstrual, tem sido o inferninho particular da mulher moderna. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam recolher-se ao leito com uma indisposição que se prolongava até o fim "daqueles" dias.


Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, e há mesmo que dar um desconto, porque tem dias em que a gente fica doida, prontinha para rosnar e morder (no mínimo).


Às vezes é tão infernal que os sintomas duram da ovulação até a menstruação, sem sabermos que são agravadíssimos por hábitos alimentares, stress, drogas e até relações domésticas: segundo as pesquisas, um dos piores fatores de risco para TPM é... viver com um homem! Professoras e funcionárias públicas gozam até hoje de um indulto menstrual. Podem faltar três dias por mês, vejam só, certamente para não estrangularem alunos e chefes.


Claro que nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta ênfase, e há as que nem sentem. Quem sofre mais são as estressadas, as mais velhas e as que têm mais estrogênio circulando: gordinhas, ioiô (engordando e emagrecendo o tempo todo) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).


Como isso chega a acontecer? Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário rumo ao útero. Se a fecundação não acontece entramos na segunda fase, que leva à menstruação. Ou seja, o período acumula toda a tensão de um movimento que não deu em nada, e a menstruação vai limpar o útero de um sangue que não serve mais. Não é nada parecido com a exuberância de uma primavera e um verão, tem os tons mais sóbrios e fechados de um outono e um inverno. A situação sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo.



Que tipo de TPM você pratica?


bruxa
Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio 
e baixa progesterona.


monstra
Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema 
no rosto, nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido 
e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais.


neurótica
Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver 
se há intoxicação por chumbo.


comilona
Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até 
desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa.


pluriapta
Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarréia, 
enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios


Não se preocupe,todos os tipos têm algo em comum: melhoram completamente com uma dietinha,uns exerciciozinhos e uns suplementinhos.


dietinha é bom
É aquela mesma que a gente adora. Bem variada e rica em cereais integrais, feijões, vegetais e frutas. Muita salada verde temperada com azeite de oliva e limão. Pouca gordura. Pouco sal. Pouco volume de comida. Porções mínimas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos. Porções minúsculas de doces, e nada de aperitivos salgados, carnes defumadas, picles ou alimentos preparados na brasa do carvão.


mas não morra de fome!


Fazer dieta, aqui, não pode significar privação. 
Regimes de poucas calorias são fatais para quem sofre de TPM. Isso porque o organismo reage diminuindo sua taxa metabólica, isto é, desacelerando a queima de nutrientes do mesmo jeito que a gente desacelera um automóvel para gastar menos gasolina. Desacelerada e impedida de cometer seus pecadinhos diários, a pessoa sente que não é a mesma. Que está mal, passando fome, e está. E já não se reconhece. Aí dá uma angústia que vai indo, vai indo e de repente a joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas - sem falar no chocolate.


Chocolate e magnésio são interligados; uma ânsia incontrolável por chocolate pode estar mostrando deficiência de magnésio, em que o cacau é relativamente rico, mas não a ponto de servir como remédio, infelizmente...


Faça cinco pequenas refeições ao longo do dia para resolver o problema. Por exemplo: deixe para comer frutas nos lanches da manhã e da tarde. Ou, se você prefere comer frutas em jejum, deixe o sanduíche para o meio da manhã.


AÇÚCAR faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Açúcar em excesso (e o que é excesso varia de pessoa para pessoa) produz sintomas de hipoglicemia e conseqüentemente ansiedade, depressão e desejo de mais açúcar.


ÁLCOOL também provoca hipoglicemia e deveria ser evitado, ao menos na segunda fase do ciclo.


SAL força a retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso.


CAFEÍNA aumenta a tensão e a sensibilidade, agrava 
a hipoglicemia e chateia o fígado, que já pode estar pra lá de chateado nessa ocasião.


Comer alimentos ricos em fibra é fundamental para auxiliar a eliminação das fezes, e do estrogênio junto com elas.


Reduzir óleo, manteiga, margarina e carnes diminui também a necessidade de sal e alivia o trabalho do fígado.


suplementinhos


Incluem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Foi verificado que o sangue tem menos cálcio dez dias antes da menstruação, o que basta para deixar qualquer uma nervosa e tensa, já que o cálcio acalma. A vitamina B6, piridoxina, está quase sempre faltando e nunca é demais, que dirá nessa fase. E a ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas, atrapalha a ação do cálcio e dá aquela vontade danada de comer chocolate.


Os suplementos têm se mostrado eficazes para tratar a TPM nas seguintes doses (não tome sem supervisão médica, isto aqui é só uma informação!): 
50 a 100 mg de vitamina B6, piridoxina, tomados com complexo B; 
600 a 800 mg de citrato de magnésio; 1.000 mg de citrato de cálcio.


Outros suplementos indicados são os que contêm ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, gamalinoleico e araquidônico. O óleo de prímula, em doses de 1.5 g duas vezes ao dia e associado à B6, tem se mostrado muito eficiente em casos difíceis de TPM. Especificamente contra edemas, ginkgo biloba em extrato sólido, tomado em doses de 40 mg três vezes ao dia, tem o poder de contrair os minúsculos capilares sanguíneos através dos quais os líquidos vazam para os tecidos. Contra depressão, choro e memória fraca têm sido usados dois a seis gramas diários de tirosina, aminoácido que ajuda a controlar a depressão e o apetite estimulando as funções cerebrais. 
 
exerciciozinhos


Uma caminhada de uma hora por dia, num passo apertado que deixe você ligeiramente ofegante, já é o suficiente. Oxigena o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Tá bom ou quer mais? OK, então ande duas vezes por dia, de manhã e à tarde, ou invente outra coisa: bicicleta, natação, dança, tênis, peteca...


chás, ervas & raízes
Qualquer protetor hepático é bem-vindo: chás de dente-de-leão, boldo, carqueja e artemísia, 3 xícaras ao dia; tinturas de dente-de-leão e de bardana, meio conta-gotas duas vezes ao dia.


homeopatia
Para quem está de mau humor, irritada, cheia de gases e com o intestino preso, Lycopodium é uma boa sugestão.


Mas se a moça fica de humor instável, ou triste e chorosa, com os olhos inflamados e o nariz escorrendo logo antes de menstruar, pode ser um caso de Pulsatilla. Em que dosagem? A critério da médica, como sempre.


Em caso de emergência, se você mesma tiver que decidir a dosagem, para ter segurança fique sempre nas baixas potências dos remédios: dinamizações de 3c a 6c no máximo, em doses de até 5 gotas ou 5 glóbulos de 2 em 2 horas. 


Fonte: http://correcotia.com/mulheres/tpm.htm

Nenhum comentário: