quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sarau das Mulheres

Participei como ouvinte deste sarau. Nos últimos anos não saía tão plenamente satisfeita de uma reunião.

O ambiente, tomado por uma atmosfera agradável, mostrava pessoas de várias etnias, todas elas com o objetivo de aprender mais. A hostess Lidiane foi impecável, com pães de cereais colhidos na fazenda, assim como geléias e manteiga, fora muito mais.

Os trabalhos vinham com resumo pra cada um, além de um mapa para mostrar o percurso de cada personagem.

Muito bom!!!!!








Faz mais de ano que um grupo de pessoas de diferentes ocupações, idades e profissões decidiu reunir-se em torno de um hobbie aparentemente delicioso: PESQUISAR ASSUNTOS CULTURAIS sem programa definido e sem lideranças plausíveis. Na última sexta-feira, dia 23 de outubro de 2009, o grupo reuniu-se como de costume: às 9h da manhã no apartamento de Lídice. Depois de todos bem acomodados, a moderadora - eleita por unanimidade - abre os trabalhos, dando preferência prá integrante Tita discorrer pelo assunto pesquisado por ela: a RAINHA ISABEL I DE CASTELLA! Com tempo reduzido para que todos pudessem apresentar suas temáticas escolhidas, o grupo ouviu com muita atenção e prazer tudo que Tita havia pesquisado, por suados 45 minutos! Isto porque a idéia inicial é que cada membro apresente seu tema em apenas reduzidésimos 20 minutos.

Mas aí é que entra o papel da moderadora, pessoa amistosa e compreensiva, que libera há mais tempo, para o integrante não extrapolar quando o assunto e a apresentação são apaixonantes e apaixonados. Todos aprovam a continuidade da exposição, mesmo sabendo que a cessão de tempo vai fazer com que seu próprio tempo de apresentação seja reduzido.


Então a moderadora Carla dá por encerrada a primeira apresentação, porporciona liberdade para intervenções (que não tenham ocorrido durante a apresentação), e passa a palavra ao Tarso, cuja responsabilidade é nos apresentar a vida, importância, charme e peculiaridades históricas de.....CLEÓPATRA!

E assim vai o tempo transcorrendo, quando, na sequência, Carla apresenta vida, história e grandeza de HELENA BLAVATSKY. Borghetti discorre sobre SALOMÉ, ucraniana e... amiga de Nietzche. Catarina apresenta a vida e as conquistas de Mme. CURIE. Lídice, glamourosamente, apresenta livros, vida, perfume in natura e tudo o mais sobre a trajetória de COCO CHANEL. Tiffani apresenta ALEXANDRA DAVID NEAL, uma viajante especial, aventureira. Por fim, Élio fala, em tempo super reduzido, acerca de seu assunto, imensamente encantador: a vida e a obra de GOLDA MEYER, o que despertou interesse em todos, o de ouvir mais a respeito sobre sua pesquisa em outra oportunidade.

O que na verdade havia em comum entre as personalidades acima citadas e melhor conhecidas através das pesquisas e apresentações informais?

É que para este encontro diurno (das 9 às 16h de uma sexta-feira bem escolhida) a temática democraticamente escolhida foi: "MULHERES CÉLEBRES". A temática do encontro anterior tinha sido polêmica e também deliciosa: "O UNIVERSO ÁRABE". E a temática anterior a esta, que ocorreu na casa de Borghetti, fora: "SEMANA 22".

Anterior a este encontro, no apê do Élio (o primeiro encontro do qual participei em seu apartamento), o assunto foi "SHAKESPEARE". Todos os encontros com uma organização mínima estrutural e básica, e com muita liberdade de pesquisa pessoal e escolha do assunto específico – pauta que cada um DESEJA explorar dentro da temática maior escolhida democraticamente no final de cada encontro.


Este é um Sarau Diferencial que cidadãos portoalegrenses inventaram não apenas prá se divertir, gargalhando, mas, se divertir, e muito, CONHECENDO mais e mais assuntos que todos nós, no fundo, já ouvimos falar mas em profundidade ignoramos.

É muito gostoso, divertidíssimo e, até hoje, os almoços que regam a pausa têm calibrado o prazer que o grupo curioso por HISTÓRIA & CULTURA descobriu. Taí uma proposta gostosa que deu certo! (Carla Volkart)

Nenhum comentário: