quinta-feira, 13 de maio de 2010

Subvertendo a ordem injusta da política

Em certa ocasião, na década de 60, um General de muitas estrelas questionou ao insubstituível educador e filósofo Paulo Freire se ele era subversivo, pois era “o que estão dizendo por aí”. Para surpresa do chefe da caserna, apoiador da nefasta ditadura militar de 21 anos, Paulo Freire, sorrindo, respondeu: “Sim, sou subversivo. Eu subverto a ordem injusta”


Inspiro-me no educador subversivo que no Governo de João Goulart colocou em prática as primeiras experiências de alfabetização popular que levaria à constituição do método Paulo Freire. Essas experiências deram origem ao Plano Nacional de Alfabetização de Jango, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil centros de cultura pelo país. Obviamente, meses depois de iniciada a implantação do Plano, com o golpe de 64, os mesmo Generais fizeram questão de extinguir o esforço de alfabetização. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias.


Já nos dias atuais, deparamos com o descrédito absoluto da sociedade em relação à política. Detentores de mandatos optam em não concorrer à reeleição, em razão de varejos e barganhas que ocorrem na disputa eleitoral. Mas o que Paulo Freire tem a ver com esta realidade? Freire acreditava que “mudar é difícil, mas é possível”. Num contexto em que as eleições se tornam um processo cada vez complexo, precisamos continuar acreditando em mudanças possíveis na política.


Se acreditar em mudanças positivas no processo eleitoral significa caminhar na contramão da realidade, vamos seguir o mestre Paulo Freire, que subvertia a ordem injusta. E, assim, continuar acreditando em ativismo, em militância, em doação integral às causas públicas, em paixão por representar às justas reivindicações da população, em probidade com o trato da coisa pública. Há um clamor popular que procura por novas alternativas, que não se conforma com a atual ordem injusta da comercialização de mandatos. Você não percebe os ventos de mudança?


Christopher Goulart


Presidente Associação Memorial João Goulart.

Nenhum comentário: