quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lucia Silla recebe convite da China


Apresento aqui o convite que Lucia Silla recebeu para fazer uma palestra na China, minha amiga, minha irmã, da qual tenho o maior orgulho. Hematologista, considerada a melhor do Brasil, agora tem reconhecimento mundial. Doa seus dias dando esperança e longividade para pacientes terminais, como fez com meu pai. Com simplicidade caminha pelo mundo, dando sua contribuição para a medicina.

Sobre a China:

Fui convidada a dar uma conferencia em Chongqing, China, no dia 20 de agosto de 2010, sobre: Alta Tecnologia em Saúde e Desigualdade Social - o convite foi devido a trabalho que publiquei na literatura médica internacional (Bone Marrow Transplantation) mostrando que, individuos das classes sociais menos favorecidas (D e E) respondem de forma diferente ao transplante de células tronco hematopoetica (mais conhecido como Transplante de Medula Óssea). Alem de sofrerem mais com as complicações decorrentes deste procedimento de alta complexidade, e de uma mortalidade aumentada, existem particularidades a este grupo que nunca haviam sido demonstradas.

A questão na China é discutir como oferecer a sociedade, como um todo, os benefícios do progresso da ciencia. A meu ver no entanto, o beneficio passa pela comprenção e esta pela capacidade de cognição. No Brasil há a avassaladoura deficiência de micronutrientes essenciais intra-utero ou durante a primeira infância trazendo, como consequência, a perda, muitas vezes irreversivel do potencial cognitivo (inteligencia, em outras palavras).

Para diminuir a desigualdade social é preciso, em primeiro lugar, cuidar para que TODOS possam desenvolver o seu potencial de forma plena. So assim poderão se beneficiar de tudo o que de bom a ciência nos ensina.

Lúcia Silla

Nenhum comentário: