terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feira do Livro presta homenagem a seu idealizador


Foto: Bruno Alencastro/CRL



O domingo foi marcado por homenagem histórica a Say Marques, jornalista que, há 56 anos, idealizou a Feira do Livro de Porto Alegre. Em cerimônia no Deck do Cais do Porto, o Patrono Paixão Côrtes e integrantes da Câmara Rio-Grandense do Livro entregaram uma placa condecorativa à Amélia Marques, que também recebeu flores de Marina Paixão, esposa do Patrono.
A visão de futuro e a persistência de Say Marques em seu projeto de levar os livros a um espaço público foram destacadas pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro.
Aos 94 anos, Amélia Marques falou sobre o amor de seu marido aos livros e da ideia de criar uma feira a céu aberto, uma inspiração que trouxe do Rio de Janeiro, depois de visitar pequena feira de livros no bairro da Cinelândia. Amélia agradeceu ao Patrono, que sugeriu à Câmara Rio-Grandense do Livro a realização da primeira homenagem prestada ao jornalista, que teria hoje 98 anos.
“Say estaria muito feliz ao ver que a feira, que nasceu com cinco estandes, hoje já tem bem mais de 100. Ele dizia que a mocidade precisava dos livros”, disse Amélia, emocionada.
A emoção também transpareceu na fala do Patrono, que lembrou a trajetória de Say Marques como jornalista e vereador de Porto Alegre. “A grandiosidade da Feira diz muito mais do que as minhas palavras”, finalizou Paixão Côrtes.
Os filhos Rosana, Zélia e Zeca, cinco netos, dois bisnetos e amigos da família participaram da homenagem.
Veja mais fotos deste evento na
Galeria de Fotos.


Nenhum comentário: