segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O noivado de William e Kate

Foi a sós, no Quénia, que o príncipe fez o pedido, dando à namorada a jóia que a mãe escolheu em 1981.

A memória da mãe está bem presente na vida do príncipe William. Há um mês, durante umas férias no Quénia, o herdeiro da coroa britância perguntou à namorada se queria casar com ele e, perante o "sim, quero" de Kate Middleton, William selou o momento ao colocar-lhe no dedo o anel que a princesa Diana escolheu, em 1981, para oficializar o noivado com o príncipe Carlos.

"É muito especial para mim. É a forma de ter a certeza de que a minha mãe não está ausente deste momento e de todas as emoções que nós vamos viver juntos para sempre", justificou William para o uso do anel que exibe uma safira azul de 18 carats, rodeada de pequenos diamantes.

E se a emoção deste gesto foi vivida a dois há um mês, ontem foi o dia escolhido pela Casa Real britânica para que o mundo inteiro vibrasse com o anúncio oficial do noivado de William e Kate.

Às 12.04 o príncipe Carlos, através da Clarence House, escrevia na sua página do Twitter: "O príncipe de Gales está encantado por anunciar o noivado do príncipe William com Catherine Middleton." Dezasseis palavras que colocam fim ao suspense que prendeu os britânicos desde Março de 2004, quando foram publicadas as primeiras fotos de William e Kate a esquiar em Klosters, na Suíça. O povo, órfão desde a morte da princesa Diana, em Agosto de 1997, elegeu, desde logo, a rapariga como a digna herdeira da sua memória.

Mas o namoro foi-se arrastando, com altos e baixos - terminou mesmo durante uns meses em 2007 - e os britânicos já temiam que o filho da sua heroína nunca chegasse a casar-se. Esse é um dos factores que motivaram a onda de excitação que varreu o Reino Unido durante o dia de ontem. E até ao dia - ainda não foi anunciado - em que o casal saudar os seus súbtidos já casados, o assunto não vai saltar do espaço mediático.

E se a Casa Real coloca a realização da cerimónia no vasto espaço temporal entre "a Primavera e o Verão de 2011, em Londres", as casas de apostas avançam o dia 13 de Agosto como a data mais provável para o enlace.

Depois da maior cerimónia real desde o casamento de Diana e Carlos, o casal irá viver no Norte de Gales, para William continuar a servir na Força Aérea, como piloto.

O casal terá, igualmente, o usufruto de um apartamento em Clarence House, o mesmo onde Carlos, a mulher Camila, e o príncipe Harry, têm os seus quartos. Outro detalhe: a partir do momento em que ostentar um título monárquico, Kate deverá "desaparecer" para dar lugar a Catherine.

Nenhum comentário: