quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

172 anos de Paul Cézanne


Hoje, 19 de janeiro de 2011, celebram-se os 172 anos de nascimento de Paul Cézanne, um dos principais pintores do pós-impressionismo, do qual fazem parte grandes nomes, como Manet . Cézanne nasceu na França em 19 de janeiro de 1839, na cidade de Aix-la-Provence, e faleceu lá mesmo, em 22 de outubro de 1906, aos 67 anos, vítima de pneumonia. Paul Cézanne foi escolhido para ser o Google Doodle de hoje.

Suas obras, no início, tendiam ao tom de preto, provavelmente devido a sua natureza um tanto deprimida. Com o tempo, acabou se tornando um pintor impressionista e, no final de sua vida, seria um dos líderes do movimento Pós-Impressionista, que se caracterizava por formas simples para representar a natureza, baseado em formas geométricas (um cilindro para representar um tronco de árvore, ou um círculo para representar uma maçã, por exemplo), na bidimensionalidade e no uso de poucas cores, vivas. Inspirados em seus trabalhos, futuros pintores, como Pablo Picasso, dariam origem ao cubismo, uma derivação natural do foco em formas geométricas.

Alguns trabalhos de Paul Cézanne podem ser vistos na Wikipedia em inglês. Note a predominância de obras com cores mais simples e destacadas nos trabalhos feitos a partir de 1890, justamente sua fase pós-impressionista. Outros trabalhos podem ser vistos no vídeo abaixo:


Nenhum comentário: