terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Argélia é o primeiro país a ver eclipse parcial do Sol nesta terça-feira

O primeiro eclipse solar de 2011, que só será parcial, aconteceu nesta terça-feira pouco depois do amanhecer.

O cone da sombra que a Lua criou ao passar diante do Sol tocou a superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, às 4h40 no horário de Brasília, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observe o fenômeno.

Os habitantes do Cairo, Jerusalém, Istambul e Teerã também terão a possibilidade de observar o eclipse. Depois será a vez da Rússia Central, Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China --nessas regiões será visto na hora do pôr do sol.

Os eclipses solares são fenômenos que acontecem quando a Lua transita entre a Terra e o Sol. São totais quando os três astros ficam perfeitamente alinhados e a Lua oculta completamente o Sol. Anulares quando a Lua ocupa o centro do Sol e deixa ver suas bordas. E parciais quando parte do disco solar permanece visível, como se tivesse sido mordido.


Eclipse parcial do Sol ficou visível primeiro na Argelia, no norte da África

Quatro eclipses solares parciais e dois lunares totais estão previstos para 2011, uma rara combinação que ocorrerá apenas seis vezes ao longo do século 21.

O último eclipse total foi em 11 de julho de 2010 e pôde ser visto na Polinésia francesa, na Ilha de Páscoa e no cone sul do continente americano.

O próximo eclipse solar será em 13 de novembro de 2012 e, além de Austrália, Nova Zelândia, também será visível na América do Sul.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: