sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Autorretrato inédito de Andy Warhol é exposto nos EUA

É a primeira vez que obra pode ser vista publicamente.
Ela faz parte de uma série com dez autorretratos.
Um autorretrato do artista pop americano Andy Warhol (1928-1987), descoberto recentemente após décadas nas mãos de um colecionador privado, pode agora ser observado publicamente pela primeira vez, na casa de leilões nova-iorquina Christie's. Ele será vendido no mês que vem em Londres.


Autorretrato em grande escala do artista plástico Andy Warhol, inédito para o grande público e revelado pela casa de leilão Christie's. A obra está sendo exposta em Nova York e faz parte de uma série de autorretratos (Foto: AP)

Os nova-iorquinos podem apreciar até esta quarta-feira (26) uma obra de tamanho grande, vermelho e branco, e datada de 1967. Ela faz parte de uma série de dez autorretratos "históricos" do expoente da pop art.

A peça, avaliada entre US$ 4,7 milhões e US$ 7,9 milhões, mostra Warhol com o rosto posado sobre uma mão.

O autorretrato será leiloada no dia 16 de fevereiro, em Londres, junto a outras importantes obras de arte contemporânea.

Ele faz parte de uma coleção particular desde 1974, quando o atual proprietário a comprou do galerista nova-iorquino Leo Castelli.

"Estamos entusiasmados com a possibilidade de oferecer esta redescoberta obra-prima de Warhol. No momento de sua criação, ele estava no ponto mais alto de sua criatividade", indicou o chefe de arte contemporânea da Christie's na Europa, Francis Outred, em comunicado.

Nenhum comentário: