quinta-feira, 3 de março de 2011

Buenos Aires lidera ranking de qualidade de vida na América Latina




Relatório da Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista britânica The Economist, divulgado nesta segunda-feira, confirma o que atestam milhares de turistas brasileiros em passeio na Argentina: Buenos Aires é a melhor cidade para se viver na América Latina.


A capital argentina ocupa a 62ª na classificação geral do ranking, que avalia as condições de vida em 140 cidades ao redor do mundo. São Paulo e Rio de Janeiro estão empatadas em 92º lugar, bem atrás de Santiago (64ª posição), Montevidéu (66ª), San José (73ª) e Lima (81ª).


O primeiro lugar do ranking, pelo terceiro ano consecutivo, é de Vancouver. A cidade canadense marcou 98 dos 100 pontos. O estudo avalia 30 fatores em cinco áreas-chave: estabilidade, sistema de saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.


As dez primeiras cidades ocupam a mesma posição da lista do ano passado, com exceção de Melbourne e Viena, que trocaram de lugar: a cidade australiana agora é a segunda do ranking, seguida pela capital austríaca.


O relatório aponta que "as cidades que melhor pontuam tendem a ser de médio porte, [localizadas] em países ricos, com relativamente baixa densidade populacional. Isto geralmente promove maior oferta de recreação, sem levar a altos índices de criminalidade ou sobrecarga de infraestrutura. Sete das dez cidades melhor avaliadas estão na Austrália e no Canadá, onde a densidade populacional é de 2,88 e 3,40 pessoas por quilômetro quadrado, respectivamente".


Grandes metrópoles globais, como Londres e Nova York, não fazem bonito no ranking e ocupam, respectivamente, as 53ª e 56ª posições. Paris está em 16º. No último lugar da lista está Harare, capital do Zimbábue.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário: