terça-feira, 1 de março de 2011

O novo e macabro clipe de Lady Gaga

Por Guilherme Bryan, especial para o Yahoo! Brasil
Estreou na última segunda-feira o videoclipe "Born This Way", da cantora Lady Gaga, dirigido pelo fotógrafo de moda britânico Nick Knight. Essa megaprodução já pode ser considerada uma das mais provocantes, irreverentes e macabras do ano, e certamente a que mais dividirá opiniões e provocará polêmica.


Lady Gaga segue a linha consagrada por Michael Jackson e Madonna de ter nos videoclipes, transformados em curtas-metragens, a plataforma ideal para o lançamento de modas e tendências, com mensagens que visam chocar o espectador.


Dos 7 minutos e 20 segundos de "Born This Way", cerca de 3 minutos não contam com a canção-título, mas, sim, com a música-tema do filme "Um Corpo Que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock. No entanto, o videoclipe está mais para séries como "O Senhor dos Anéis" e "Harry Potter" do que para o clássico do suspense.


As primeiras imagens mostram um triângulo de borda cor-de-rosa, tendo no interior um unicórnio, seguido da própria artista, como "super-heroína", de preto e com ares andrógenos, atirando em imagens em preto e branco, contrastando com outras gosmentas e sangrentas, de cores de tons fortes. A aparição do tal unicórnio fez com que alguns levantassem a hipótese de plágio, uma vez que a mesma figura aparece no videoclipe "Blow", dirigido por Chris Marrs Piliero para a cantora norte-americana Ke$ha.


Algumas sequências podem parecer exageradas. Esse é o caso daquela em que Lady Gaga caminha de lingerie e é praticamente devorada por seus súditos, assim como da que dança com fraque, máscara de caveira e cabelo cor-de-rosa, a em que é acompanhada por cabeças de bonecas ou aquela em que aparece parindo uma nova criatura. Porém, alguns bons movimentos de câmera e a constante mudança de ângulo fazem com que esse novo videoclipe soe provocador e inusitado, com boa dose de humor negro.

Mesmo assim, corre o risco de ser proibido em alguns países, em função de imagens que remetem ao órgão sexual da cantora. Nada diferente do que Madonna já fez inúmeras vezes.

Um comentário:

Anônimo disse...

que coisa mais esquisita!!