sábado, 25 de junho de 2011

Do primeiro ao último bonde

por Celso Gonzaga Porto 

 
foto Celso Gonzaga Porto

O jornalista ARCHIMEDES FORTINI faz sinal de positivo, ao embarcar no bonde elétrico que faria a última viagem pelos trilhos da cidade. Na porta agarrado ao balaústre, ainda no chão, o  prefeito  municipal na época Eng. TELMO THOMPSON FLORES. De costas, bem à direita na foto de camisa escura,  o então diretor presidente da Carris Engº TELMO JOSÉ BINS.

A contribuição da Carris com o transporte coletivo da capital, inicia em 1865, com a circulação de um bonde de madeira que andava sobre trilhos também de madeira. Já em 04 de janeiro de 1873, oito anos depois, circulou o primeiro bonde puxado a burro. Nesta ocasião, os trilhos instalados já eram de ferro. Foi em 10 de março de 1908, que o primeiro bonde elétrico transitou pelos trilhos da cidade. O jornalista Archymedes Fortini, a convite de Caldas Júnior, iniciou suas atividades no Correio do Povo em 1907. No ano seguinte, o jovem jornalista com 20 para 21 anos de idade, acompanharia as solenidades da inauguração do serviço de bonde elétrico na capital gaúcha.

Faltando dois dias, para completar sessenta e dois anos daquele marco inicial, e depois de acompanhar uma época importante da colaboração da Companhia Carris Porto Alegrense com o transporte coletivo, lá estava novamente o jornalista Archymedes Fortini, agora com oitenta e dois anos, acompanhando a derradeira viagem do bonde elétrico pelas ruas de Porto Alegre.

Várias autoridades acompanharam esta última viagem, entre eles, o prefeito municipal eng. Telmo Thompson Flores acompanhado de assessores, o diretor presidente da Carris, eng. Telmo José Bins e o diretor industrial eng. José Vanário Mistrello. Os bondes circularam naquele 8 de março sem cobrar passagens, transportando a comunidade naquele momento histórico, encerrando um período que marcou a sua época.

O jornalista Archymedes Fortini faleceu em 13 de junho de 1973 (nasceu em 28 de julho de 1887), três anos e três meses após ter realizado a última viagem do bonde elétrico, e faltando um mês e meio para completar a idade de oitenta e seis anos. 

 
Arquivo pessoal de CELSO GONZAGA PORTO
Professor e escritor.  Na época da última viagem, 08 de  março  de  1970,  trabalhava como Técnico Industrial na Carris, e acompanhou a última viagem, fazendo uma reportagem fotográfica pessoal.

Fonte: artistasgauchos.com.br 

Nenhum comentário: