domingo, 29 de janeiro de 2012

FAMOSA INSTALAÇÃO DE LUZES CHEGA AO RIO

 Roma (2007), Madri (2008) e Dubai (2009), a instalação Massimo Silenzio, do artista Giancarlo Neri, que atraiu milhares de pessoas em cada uma dessas cidades, estreia nesta sexta-feira na Praça Paris, no Rio de Janeiro.
A área pública, uma das maiores da cidade, no bairro da Glória, será coberta por 9.000 globos luminosos e coloridos de 25 cm de diâmetro cada. Eles estão programados para acender em quatro cores (azul, vermelho, amarelo e verde), com intensidades distintas e de forma sincronizada.

O italiano, nascido em Nápoles há 56 anos, conta que a ideia surgiu quando, certa vez, a mulher dele adquiriu uma luminária defeituosa na Ikea. “Em vez de lâmpadas transparentes, elas eram de cores diferentes, que se iluminavam de forma alternada”, diz. “Com essa obra, minha intenção é provocar a mesma emoção numa criança de seis anos, numa cabeleireira de 40, num crítico de arte de 60 e na minha tia Margherita, que tem mais de 70 e foi professora da escola primária.”“Essa variação de luzes resulta em um efeito com pulsações multicoloridas. Não há nada computadorizado no trabalho. Uso materiais simples, próximos ao kitsch, como esses globos chineses de jardim”, diz o autor.
Quem quiser conferir o silencioso espetáculo no Rio terá até o dia 5 de fevereiro. As luzes acendem ao anoitecer e apagam-se à meia-noite. (JENNIFER GONZALES)




Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário: