quinta-feira, 3 de maio de 2012

Restaurante D.O.M, de SP, fica em 4º na lista dos 50 melhores do mundo


Alex Atala, chef do D.O.M. (Foto: AFP)


Estabelecimento do chef Alex Atala foi lembrado pela revista 'Restaurant'.
Melhor da América Latina, casa avançou três posições em relação a 2011.
O restaurante brasileiro D.O.M, do chef Alex Atala, ficou em quarto lugar na lista anual dos 50 melhores estabelecimentos do mundo em eleição promovida pela revista britânica "Restaurant Magazine" e anunciada nesta segunda-feira (30) em Londres. Localizada em São Paulo, a casa melhorou três posições com relação a 2011, quando alcançou o sétimo posto.


A exemplo das duas edições anteriores, o primeiro lugar ficou com o restaurante Noma, da Dinamarca, liderado pelo chef René Redzepi. O levantamento apontou ainda o D.O.M. como o melhor colocado se levados em consideração apenas estabelecimentos da América Latina.


Neste décimo ano em que foi relacionado, o ranking da "Restaurant" trouxe como novidade o Slow Food UK. De acordo com nota da assessoria de imprensa da premiação, a categoria buscar valorizar "chefs e restaurantes que apoiam pequenos produtores locais e enfatizam a utilização de produtos orgânicos de qualidade". 
Quem levou foi o restaurante Steireck, de Viena, na Áustria. O texto traz ainda uma declaração de William Drew, editor da "Restaurant". “Um painel de jurados conceituado avaliou os 50 Melhores Restaurantes baseado nos princípios do movimento Slow Food – localidade, patrimônio, sustentabilidade e a capacidade de fazer renascer pratos típicos que com o tempo tenham ficado esquecidos", explicou ele.
"Heinz Reitbauers Steirereck, em Viena, foi o selecionado. Situado no Parque Central da cidade de Viena, este restaurante é notável pelo seu comprometimento com as fontes indígenas, utilização de receitas e ingredientes históricos e pela promoção de sustentabilidade na cadeia alimentar.”
Ingredientes locais


Alex Atala, de 43 anos, levou seu restaurante à elite da gastronomia mundial com uma cozinha que define como "simples e sustentável", feita a partir de produtos locais, entre eles alguns dos numerosos ingredientes fornecidos pela Amazônia.
Nesta edição 2012 do prêmio da "Restaurant Magazine", além do Noma, ficaram à frente do D.O.M. os restaurantes El Celler de Can Roca, em segundo, e Mugaritz, em terceiro. Localizados ambos na Espanha, eles mantiveram as colocações da versão anterior da distinção.


Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: