domingo, 12 de agosto de 2012

Estudo sugere marcar porções para comer menos

Editora Globo
Créditos: Sendi Morais


Você se senta confortavelmente no sofá, aperta o play no DVD e abre um petisco. A história nem chegou no meio e o pacote de salgadinhos já encontrou um final feliz no seu estômago. É um roteiro previsível: difícil controlar o quanto a gente come quando se está distraído. Para resolver esse problema, pesquisadores americanos fizeram uma experiência: enfiar sinais de “pare” no meio da comida. 

O estudo testou o efeito de intercalar batatinhas normais e vermelhas, a intervalos regulares: um salgadinho marcado a cada 5 normais, em uma bateria de testes, e a cada 7, na outra. O objetivo era sugerir o tamanho de uma porção. Em cada experimento, metade dos estudantes recebeu pacotes de petiscos sem nenhuma marcação visual, para permitir a comparação. Resultado: quem recebeu as versões com salgadinhos coloridos comeu, em média, 50% menos. 

Para Brian Wansink, especialista em comportamento de consumo da Universidade de Cornell e um dos autores do estudo, isso acontece porque na hora de controlar seu apetite as pessoas costumam usar mais os olhos do que o estômago. Quando a batata colorida aparece, elas acabam prestando mais atenção à comida. “Quem pegou as batatas com marcações sabia com muito mais precisão o quanto havia comido.” Quem recebeu os petiscos normais, chutou longe: estimaram ter beliscado 13 batatinhas a menos do que realmente comeram, em média. Quem pegou as batatinhas marcadas era muito mais certeiro, com um erro de apenas uma unidade. 

Legal, a estratégia pode ser muito útil para controlar a compulsão de comer. Mas vai ser difícil a indústria de alimentos fazer algo parecido, porque ela não vai querer que você coma menos, certo? “Não, de jeito nenhum. Existe muita gente por aí disposta a pagar um pouco mais por esse tipo de produto”, diz Wansink. De fato, algumas empresas já lançaram nos EUA pacotes de salgadinhos com porções de 100 calorias embaladas individualmente. Até um fabricante de batatas já fez isso, e seu produto se firmou no mercado, apesar de o petisco sair 3 vezes mais caro do que na embalagem tradicional. Tudo para comer menos, e com menos culpa. 

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