domingo, 22 de setembro de 2013

Deliciosos pratos!

 

Waffle em inglês, Gaufre em francês.  Não consigo pensar em nada mais gostoso do que isso. Tive a sorte de ter sido criada por uma mãe que tem uma máquina de fazer waffles em casa.

Eu tenho a minha. Acho importante. Não é das dez mais, mas funciona.

Fiz uma pesquisa rápida e no Brasil custa em média 70 reais, na minha opinião: vale cada moedinha.
 

Cremoso e rico em sabor, o molho hollandaise transforma qualquer receita simples em gourmet.

O segredo é emulsiona-lo mais uma última vez com o fouet antes de coloca-lo no prato.

Molho hollandaise (receita base)

Suco de 1 limão siciliano grande

3 gemas

250g de manteiga

3 c. de sopa de água

2 pitadas de sal pimenta branca móida na hora

Corte a manteiga em pedaços no micro-ondas ou em banho -maria.
 

10 Grandes Filmes que falam (verdadeiramente) sobre vinho.

Sideways de Alexander Payne

Ano : 2004

País : EUA

Com : Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen,

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=YS9ocP6FNvM

Mondovino de Jonathan Nossiter

Ano : 2004

País : Argentina, França, Itália

Com : Albiera Antinori, Allegra Antinori, ...
 

Julia Child no seu livro a Arte da Culinária Francesa descreve o Boeuf Bourguignon como: “Certamente um dos pratos mais deliciosos inventados pelo homem.”

O Beef Bourguignon é um ensopado de carne de vaca cozida em vinho tinto baseado em dois produtos de excelência na Borgonha: a carne (principalmente a de boi Charolês) e o vinho. O Boeuf Bourguignon é cozido lentamente para o vinho impregnar todos os ingredientes.
 

10 hábitos simples que são essências para qualquer cozinheiro, profissional ou não.

1- Leia a receita do começo ao fim e já pré-aqueça o forno, caso seja necessário.

2- Assegure-se que você possui todos os ingredientes e utensílios que precisa.

3- Lave suas mãos e todos os alimentos de uma vez antes de começar a cozinhar.

4- Coloque um pano umido ou dois pedaços de papel toalha molhados em baixo da sua tábua de cortar para fixa-la.
 

A rapidez, a facilidade de preparo e a infinidade de recheios internacionalizaram o crepe. Mas nada disso teria importância se ele não fosse uma delícia!

A História do crepe

Dizem que a história do crepe começou a 7 mil anos antes de Cristo. Quando um homem cansado de comer mingau jogou a massa numa pedra que estava encostada na fogueira. Esta massa se solidificou e virou uma panquequinha! Nascia assim o ancestral do pão.
 

Este menu foi feito para: conquistar convidados, comemorar amizades, sair da dieta, abrir aquele vinho bom, trazer alguém que mora longe, enfim, menu para mostrar quem manda!

Menu Italiano Completo para receber e impressionar  (fácil, só que dá um trabalhinho..)

As receitas são para 4 pessoas, para 8 pessoas apenas dobre as quantidades.

Pra começar: Compre um pão italiano e uma Burrata de boa qualidade! Sirva com o antipasto.
 

A Burrata

Burrata é um queijo fresco italiano, feito de mussarela e creme. A camada externa é mussarela sólida enquanto o interior contém mussarela e um creme de leite, dando-lhe, uma textura macia. Deve ser consumida o mais fresca possível para aproveitar toda sua cremosidade. Em Puglia, terra da Burrata, entre as aldeias de Andria e Corato, ela é fabricada a noite para ser vendida no dia seguinte de manhã.
 

Conheça as especialidades gastronômicas de cada uma das regiões italianas:

Alpes: Vale de Aosta, Trentino e Friuli

A Polenta é o prato mais tradicional.

E por influências dos vizinhos franceses, suíços e austríacos, estas regiões produzem uma enorme quantidade de queijos incríveis. O pão de centeio também é uma característica regional.

Piemonte e Lombardia

Lombardia é a terra do Ossobuco e do risotto a milanesa.

E Piemonte é a terra das melhores trufas do planeta.
 

Caseira, convidativa, dividida, passada de mão em mão. Essa semana é pra despertar a Mama que existe em você. Mangia che te fa bene!

tudo começou com os raviolis...
 

Falafel são bolinhas feitas com grão de bico ou feijão fritas em óleo.

Conta-se que que foi criada no Egito no século I D.C, a origem do seu nome vem da palavra flayfel, pimenta em árabe.

Apenas no Egito come-se o falafel feito com feijão. No resto do mundo a base do falafel é grão de bico.

Podem vir num prato acompanhados de molhos como hummus e tahine (molho feito a base de purê de gergelim). Ou em um sanduíche no pão tipo pita com salada, berinjela, cebola, tahine...
 

Ferver a água, escolher o chá, sentir o aroma, soprar...

Em casa, no trabalho, entre amigos a cada ano, este ritual ganha mais fãs.

Você sabia que depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo?

Reza a lenda que sua invenção foi um mero acaso: no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung, esperava que a água fervesse e algumas folhas teriam caído sobre ela,  produzindo um líquido perfumado e saboroso, nascia assim o chá no oriente, que só milênios depois chegou ao Ocidente.
 

Aviso aos loucos por chocolate: Alain Ducasse um dos maiores chefs do mundo abriu uma fábrica de chocolate no coração de Paris. E na inauguração da loja ofereceu 3 receitas para seus convidados. Eu não tive a sorte de ser uma das convidadas, ele ainda não me conhece...Mas, fui lá na semana seguinte e as receitas ainda estavam lá, impressas para quem quisesse pegar, eu peguei as 3 e vou passa-las pra vocês.
 

Poderia escrever um blog inteiro só sobre cogumelos.

São mais de 4 mil espécies e mais de 40 tipos comestíveis que geram milhões de receitas!

Os cogumelos silvestres (que crescem sem a intervenção do homem) já eram consumidos há milênios, mas eles só começaram a ser cultivados a 300 anos.
 

Sem aditivos, sem corantes, vegetarianas e com muito sabor.

Receitas simples, fáceis e rápidas. Mas também chiques, criativas e deliciosas.

Para aquecer o seu coração e o daquelas pessoas sortudas que estão ao seu lado!

Sopa de Ervilha com Wasabi (para 4 pessoas)

2 colheres de sopa de óleo de oliva

30g de cebola picada

800 gramas de ervilhas congeladas

7g de sal grosso

13g de wasabi em tubo

Sal, pimenta

Numa panela aqueça o óleo, refogue a cebola até ela ficar ligeiramente dourada.
 

Após passar dois anos na Polinésia, François Pasquier queria reunir seus amigos para um jantar. Ao perceber que em sua casa o espaço não seria suficiente ele foi à procura de um outro lugar. Um dia ao passar de carro na frente de um parque avistou um casal muito elegante, vestido de branco, jantando tranquilamente em uma mesa com uma toalha, também branca, montada entre as arvores.
 

Cada 6 meses tem uma nova moda gastronômica que desembarca nos pratos e nos menus parisienses. No verão deste ano são as ostras e as lagostas que conquistaram os gourmets. E desta vez não é só aqui que esta moda pegou, o fenômeno é internacional. Em Nova York, as ostras são degustadas em bares chiques ou baratos, geralmente de pé no balcão, acompanhadas de vinagrete ou ketchup. É o caso do famoso Oyster Bar escondido no sub-solo de Grand Central Terminal.
 

Ainda com sequelas de Londres resolvi fazer um bolo de cenoura como aquele que comi lá, com cobertura da cream cheese. Alguns chamam de bolo de cenoura estilo americano, outros afirmam que o original inglês, eu tenho uma amiga que jura de pé junto que a receita é Irlandesa! Fiz minhas pesquisas eu não consegui achar nada que confirme as origens.
 

Bonjour à tous!

Delicioso, prático e com infinitas possibilidades. O Crumble esta de volta aos cardápios dos grandes restaurantes. Revisitado e com mais glamour o crumble é a nova vedete entre as sobremesas confort food.
 

Ele é um faz tudo! Tão indispensável como o açúcar, o mel adoça, engrossa e carameliza. Item obrigatório em qualquer cozinha.
 

Em algum momento você irá se confrontar com uma garrafa meio vazia de vinho na geladeira. Talvez ele ainda esteja bom, talvez ele esteja médio, talvez esteja horrível… só provando. Mas independente do sabor não jogue fora! Tenha em mente que sempre dá pra usar em alguma receita!

Seguem aqui algumas boas idéias para evitar o desperdício!

Sangria

Se o seu vinho não tá muito velho, mas já com aquele gostinho de oxidação vale a pena adicionar frutas, açúcar e fazer uma Sangria.
 

Moro

É um restaurante enorme, tão grande que a primeira vista eu não acreditei que pudesse sair qualquer coisa muito boa de lá. Sorte a minha que estava com a expectativa baixa e fui surpreendida pelos sabores dos pratos.

Pra começar eles servem um delicioso pão com azeite espanhol. (se o pão estivesse quente, escreveria uma carta ao Guia Michelin exigindo um estrela para este restaurante, mas não estava, o que economiza o meus francês).
 

Hello dear!

Me ausentei por alguns dias pois fui pra Londres me jogar no maior festival de comida da cidade que acontece por lá sempre nessa época do ano.

Além de workshops e palestras com chefs importantes, grandes restaurantes, delis, livrarias e marcas de comida e bebidas estavam por lá cada um com seu estande para marcar presença nesta feira dedicada não aos profissionais mas sim aos foodies (amantes da boa mesa).
 

1) Não lave o ovo. A Casca é coberta por uma película que protege o ovo.

2) Ovos velhos? Eles são perfeitos para fazer bolos! Para verificar a frescura mergulhe na água se afundar tá bom.

3) Você pode congelar ovos! Quebre as gemas em forminhas de gelo, mexe com um garfo e adicione uma pitada de açúcar ou sal. As claras podem ser guardadas todas juntas, coloque uma etiqueta para lembrar quantas são.

4) Retire-os da geladeira 1 hora antes de usar para qualquer receita.
 

Já aconteceu mais vezes do que eu posso contar, estou na cozinha de um amigo, de frente para uma melancia, ou uma abóbora, ou uma pilha de tomate e cebolas: "Onde você guarda suas facas?" eu pergunto. Meu amigo puxa uma gaveta da cozinha e quase se desculpando me dá uma faca de bife (como aquela que esta no meio acima) ou uma que vem naquele kit horroroso acompanhado do suporte de madeira comprado em meados dos anos 2000. "Esta é a melhor faca de casa" é o que eu escuto.
 

Reza a lenda que a fruta era originalmente branca.

A ninfa Ida, filha do rei de creta, médica de Zeus para cura-lhe de uma dor de cabeça infernal foi colher framboesas na floresta. Aí, ela picou os dedos com os espinhos da fruta e as sujou com seu sangue. Zeus percebeu mas mesmo assim comeu as frutas. A dor de cabeça passou e Zeus em agradecimento tingiu para sempre a fruta de vermelho.

A framboesa é cultivada na França a mais de mil anos.
 

O casamento gay só começou a ser aceito nos últimos anos, mas há muito tempo que esses casais são inseparáveis.
 

Um dos meus tipos favoritos de presentes para dar e receber são aqueles formados por vários pequenos objetos, se eles tiverem um tema em comum ainda melhor. Presentes com temas gastronômicos são fáceis de montar e não precisam ser caros. Um artigo culinário pode desencadear uma inspiração para vários outros!

Você pode montar os kits em uma cesta, embrulha-los com papel celofane ou simplesmente coloca-los em uma caixa, as possibilidades são inúmeras.
 

Adorado na Europa, principalmente na Grã-Bretanha, onde possui a maior produção e consumação mundial, o Ruibarbo é uma planta de origem Asiática que se come só o talo, é necessário descascar e cozinhar antes de comer e quanto mais rosado mais maduro e doce ele está.

Tem um sabor azedinho delicioso mas pode ser muito acido, para amenizar acidez a dica é antes de cozinhar deixar marinando no açúcar durante algumas horas. Outra opção é banhar durante 2 minutos em água fervente e tirar.
 

Este clássico da patisserie francesa não é exatamente uma sobremesa, ele é mais usado para decorar doces ou então servido com café ou chá . É muito fácil de fazer e após testar algumas receitas descobri que essa abaixo é a melhor.
 

Não importa qual o estilo de cozinha que você mais gosta, há quase sempre um toque cítrico envolvido. Ele potencializa sabores, ameniza a pimenta, pode substituir o sal, cozinha sem precisar de fogo, eles são realmente mágicos!

Em comum todos eles possuem por fora uma “concha” que consiste em duas camadas: uma camada externa, a casca, muitas vezes coloridas, e a segunda camada uma membrana branca, fibrosa e na maioria das vezes amarga.
 

Em casa, sozinho, em casal ou entre queridos brunch é sempre uma ótima opção! Mas tenha em mente que ele se resume a muito mais que um café da manhã reforçado. O brunch tem que ser pensado como uma refeição principal contendo tudo que é direito: frutas, legumes, proteínas..

Aqui seguem algumas dicas e receitas:

Um bom brunch deve conter:

Proteínas: como frios, ovos, salmon fume, hareng marinado...

Nenhum comentário: