quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Prêmio Contigo! de Cinema consagra Gloria Pires e 'É proibido fumar'


Longa de Anna Muylaert ganhou cinco troféus do júri oficial.
Atriz venceu na categoria Melhor Atriz também na escolha popular.

O longa-metragem independente "É proibido fumar", de Anna Maria Muylaert, foi o grande destaque do 5º Prêmio Contigo! de Cinema, realizado na noite desta segunda-feira (13), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Estrelado por Gloria Pires e Paulo Miklos, o filme venceu nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora, segundo o júri oficial.
O voto popular consagrou "Chico Xavier" em outras três: Filme, Ator (Nelson Xavier) e Ator Coadjuvante (Tony Ramos) e elegeu Gloria Pires, mais uma vez, como Melhor Atriz.
Muito emocionada, ela não se conteve ao receber o prêmio das mãos do ator Milton Gonçalves.
"Quero agradecer a honra de receber este prêmio deste mestre, uma pessoa que eu sempre tive a maior admiração... vai ser muito difícil falar", disse a atriz, chorando. Mas prosseguiu: "Também quero agradecer as pessoas que dedicaram seu tempo votando e que permitiram que isso acontecesse. Quero dividir com vocês todos minha alegria", declarou a atriz, que também lembrou dos pais, da família e dos amigos com quem teve a oportunidade de trabalhar.
Outro eleito pelo público, o ator Nelson Xavier foi aplaudido de pé e, apesar de visivelmente comovido, demonstrou bom humor e humildade ao receber o troféu.
"Obrigado de coração por este aplauso. Vou falar agora uma coisa originalíssima: eu não esperava. Aliás, eu nem ia comparecer. Fui convencido pela minha companheira Via Negromonte, que afirmou: 'Vai, que você vai ganhar'", disse Nelson, arrancando risadas da plateia. E concluiu: "Fazer este papel foi uma coisa que me mudou. Muito grato a todos".
Homenagem à Carla Camurati
Apesar do sucesso junto ao público, "Chico Xavier" ficou de fora dos premiados nas categorias segundo o júri. Dan Stulbach foi eleito Melhor Ator por sua atuação em “Tempos de paz”; Gero Camilo e Denise Fraga foram os vencedores como coadjuvantes por "Hotel Atlântico" e "As melhores coisas do mundo", respectivamente.
A quinta edição da premiação homenageou a cineasta Carla Camurati com um prêmio especial. Um vídeo, com fotos da atriz quando pequena e trechos seus em cena, também foi exibido.
"Eu não esperava por este vídeo falando de tanta coisa. Você vê passar a sua vida na frente dos seus amigos e colegas, que na realidade fazem a vida do cinema no Brasil. E eu sou muito feliz de viver, neste momento, no nosso país. É uma arte que se faz com muitas pessoas e é essa força que vai para a tela", destacou.
A cerimônia contou com a apresentação da atriz Dira Paes pelo segundo ano consecutivo e a presença de artistas como Carolina Dieckmann, Maitê Proença, Luís Fernando Guimarães, Maria Ribeiro, José Wilker, Debora Bloch e Ana Rosa, entre outros.
Outro grande vencedor da noite foi Chaim Litewski, que levou a melhor nas categorias Melhor Documentário e Diretor de Documentário por conta de seu longa “Cidadão Boilesen”.
Veja a lista completa com os ganhadores do 5º Prêmio Contigo! de Cinema:
JÚRI OFICIAL
MELHOR TRILHA SONORA
Marcio Nigro e Paulo Miklos ("É proibido fumar")
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Gero Camilo ("Hotel Atlântico")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Denise Fraga ("As melhores coisas do mundo")
MELHOR DIRETOR DE DOCUMENTÁRIO
Chaim Litewski ("Cidadão Boilesen")
MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Cidadão Boilesen"
MELHOR FIGURINO
Marisa Guimarães ("É proibido fumar")
MELHOR ROTEIRO
Marcelo Gomes e Karim Aïnouz ("Viajo porque preciso, volto porque te amo")
MELHOR FOTOGRAFIA
Ricardo Della Rosa ("À deriva")
MELHOR ATRIZ
Gloria Pires ("É proibido fumar")
MELHOR ATOR
Dan Stulbach ("Tempos de paz")
MELHOR DIRETOR
Anna Muylaert ("É proibido fumar")
MELHOR FILME
"É proibido fumar"
HOMENAGEM
Carla Camurati

JÚRI POPULAR
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Claudia Raia ("Os normais 2")
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tony Ramos ("Chico Xavier")
MELHOR ATOR
Nelson Xavier ("Chico Xavier")
MELHOR ATRIZ
Gloria Pires ("É proibido fumar")
MELHOR FILME
"Chico Xavier"

Nenhum comentário: