quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

é por isto que estao querendo tirar Mubarak?????????

Manifestantes convocam greve geral e passeata apesar de gestos de Mubarak

CAIRO (AFP) - Os organizadores dos protestos que exigem a renúncia do presidente egípcio Hosni Mubarak convocaram nesta segunda-feira uma greve geral por tempo indeterminado e uma passeata de um milhão de pessoas para terça-feira.
PUBLICIDADE

"Decidimos durante a noite que na terça-feira acontecerá uma passeata de um milhão de pessoas", declarou à AFP Eid Mohamad, um dos líderes do movimento.

"Também decidimos convocar uma greve geral indefinida", completou.

Uma convocação de greve geral já havia sido anunciada na noite de domingo pelos trabalhadores da cidade de Suez, umas das três maiores do país, ao lado do Cairo e de Alexandria, onde foram registradas manifestações e distúrbios.

As três cidades estão sob toque de recolher.

"Nos unimos aos trabalhadores de Suez e iniciaremos uma greve geral até que nossas demandas sejam cumpridas", declarou Mohamed Waked, outro líder dos protestos, à AFP.

As convocações foram feitas apesar dos esforços de Mubarak para conter a onda de descontentamento social que paralisa o país desde terça-feira da semana passada, com enfrentamentos entre manifestantes e as forças de segurança que deixaram 125 mortos e milhares de feridos até o momento.

O presidente, de 82 anos, no poder desde 1981, pediu no domingo em um discurso transmitido pela televisão a seu novo primeiro-ministro, Ahmed Shafiq, que promova a democracia por meio do diálogo com a oposição e recupere a confiança na economia do país.

As forças de oposição, centralizadas na Coalizão Nacional pela Mudança - que inclui de setores laicos até a Irmandade Muçulmana - pediram a Mohamed ElBaradei, que se ofereceu para liderar um governo de transição, que inicie negociações com o regime.

"O Egito está no início de uma nova era", afirmou no domingo o ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Prêmio Nobel da Paz, em um comício na praça Tahrir, coração da rebelião, no centro do Cairo.

O discurso foi feito depois do início do toque de recolher, que começou às 16H00 (12H00 de Brasília) e terminou às 8H00 (4H00 de Brasília). A partir desta segunda-feira, a medida começará uma hora antes, mas até o momento a interdição foi ignorada pelos manifestantes.

Centenas de pessoas passaram a madrugada de segunda-feira na praça Tahrir.

O local está cercado por tanques, e os militares controlam a aproximação das pessoas, mas sem impedir a passagem.

Os membros dos comitês populares atuam para impedir a presença de policiais infiltrados.

Mubarak ordenou no domingo o retorno às ruas da polícia antidistúrbios. Desde sexta-feira, o Exército era responsável por lidar com a rebelião.

A ausência da polícia resultou em saques e permitiu a fuga de milhares de presos.

O chefe de Estado destituiu na semana passada o governo e no sábado nomeou como vice-presidente Omar Suleiman, diretor dos serviços de inteligência, e designou Shafiq como chefe de Governo. Ambos são ex-militares.

Os Estados Unidos, que consideram Mubarak um de seus principais aliados na região, pediram ao presidente que adote mais mudanças e comece a pensar em "transição".

A comunidade internacional acompanha com ansiedade os acontecimentos no Egito, o mais populoso entre os países árabes (80 milhões de habitantes), que desempenha um papel fundamental no diálogo entre israelenses e palestinos.

O jornal israelense Haaretz informa que o Estado hebreu pediu aos Estados Unidos e a vários países europeus, em uma mensagem secreta, apoio à estabilidade do regime de Mubarak.

O Egito segue paralisado, com os bancos e a Bolsa fechados. Os postos estão sem combustível e os caixas automáticos, vazios.

A agência de classificação financeira Moody's reduziu nesta segunda-feira em um nível a nota do Egito, que agora está em "Ba2", com perspectiva negativa.

Muitos países - Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita, Líbano, Jordânia, Japão e Austrália - enviaram aviões para repatriar os cidadãos.

Fonte: yahoo.noticias

Nenhum comentário: