domingo, 6 de março de 2011

Desvende quatro mitos sobre dietas


Crédito: Getty Images


Consumir carboidrato à noite engorda. Falso ou verdadeiro? Cuidado! Existem muitos mitos a respeito de dietas e truques de emagrecimento. A revista CAPRICHO desvendou alguns deles. Veja aqui:


Consumir carboidrato depois das 18h engorda
MITO – “Não existe horário para as coisas engordarem”, diz Cynthia Antonaccio, especialista da Universidade de São Paulo (USP) e da Equilibrium Consultoria em Nutrição, em entrevista à revista CAPRICHO. Não adianta se empanturrar de comidas e petiscos gordurosos até às 18h e depois ficar só na água. É verdade que, durante uma dieta, é mais fácil cortar os carboidratos à noite, mas isso quando a gente não necessita de tanta energia. Mas, se você tiver um dia equilibrado e inclusive ter praticado alguma atividade física, uma fatia de pão no jantar não vai fazer mal.


Se for comer um doce, é melhor que seja depois do salgado
VERDADE – Bateu a vontade de devorar uma guloseima? Então é melhor que seja depois do almoço. Quando o doce entra sozinho no organismo, a glicose vai para o sangue de uma só vez, disparando o gatilho da insulina, que faz o nível de açúcar da corrente sanguínea baixar rapidamente. O resultado disso é aumentar a vontade de comer doce. Cuidado com essa armadilha!


Pular o café da manhã economiza as calorias de uma refeição
MITO – O café da manhã é fundamental, pois quebra o jejum de muitas horas. Se você fizer essa refeição direitinho, não correrá o risco de devorar uma coxinha gordurosa no meio da manhã ou de chegar com muita fome no horário do almoço. O jejum prolongado também traz outro prejuízo: desacelera o metabolismo. Veja uma boa sugestão de café da manhã no MdeMulher.


Beliscar petiscos durante o dia coloca tudo a perder
VERDADE – Petiscar toda hora e sem controle não é legal porque a gente perde as contas do quanto já comeu. E geralmente os petiscos costumam ser calóricos. O ideal é consumir uma fruta, um iogurte desnatado ou uma barrinha de cereal entre as refeições, de preferência a cada três horas. Esses alimentos reduzem a fome e induzem o corpo a aumentar o metabolismo, queimando mais calorias.


(Com reportagem de Marina Bessa para a revista CAPRICHO)

Nenhum comentário: