sábado, 5 de março de 2011

O que é a Dieta do Tipo Sanguíneo?


Banana faz bem para quem é do tipo B. Já a laranja deve ser evitada por quem é tipo O. Crédito: Getty Images


Você já deve ter ouvido falar que algumas celebridades, como a atriz Claudia Raia,   emagreceram seguindo a Dieta do Tipo Sanguíneo. Mas afinal, o que é isso? Como o próprio nome sugere, a dieta  é baseada em uma alimentação diferente para cada tipo de sangue.


Ao consumir alimentos que combinam com seu organismo, você poderá acelerar seu metabolismo e emagrecer. Além disso, evitará processos inflamatórios que, geralmente, aumentam a retenção de líquido, o inchaço e as gordurinhas. “Seguir um cardápio personalizado reequilibra o corpo, que passa a funcionar melhor¨, diz a nutricionista Sonja Salles em entrevista à revista BOA FORMA.


Essa dieta não é nova. Ela se tornou famosa em 1996, com o lançamento do livro “A Dieta do Tipo Sanguíneo”, escrito pelo americano Peter D´Adamo e traduzido em mais de 50 idiomas.


Mas como funciona a dieta? Para cada tipo sanguíneo há alimentos benéficos, neutros e nocivos. Os benéficos são protetores, capazes de prevenir doenças e favorecer a perda de peso. Os neutros agem apenas como alimentos (não fazem bem nem mal). Os nocivos devem ser cortados do cardápio, pois diminuem o metabolismo, engordam e podem causar enxaqueca e má digestão. Mais um detalhe importante: não é necessário contar calorias. O importante é se alimentar de forma moderada.


A lista de alimentos é extensa. Veja aqui alguns exemplos do que cada tipo sanguíneo pode consumir:


Tipo O
São pessoa que produzem muito suco gástrico e, por isso, precisam de proteína animal todos os dias. Por outro lado, elas têm dificuldade em digerir a lactose do leite e seus derivados. Exemplo de alimentos benéficos são as carnes bovina e de cordeiro. Na lista dos neutros estão atum, ovos e vinho tinto. É importante evitar iogurte, queijos, farinha de trigo, laranja e café.


Tipo A
Ao contrário do tipo O, são pessoas que produzem pouco suco gástrico, por isso, não se dão bem com proteína animal e nem com a lactose do leite. Na listinha das comidas benéficas estão os peixes (bacalhau, salmão e truta). Os neutros são aves, arroz, aveia em flocos e vinho branco. Entre os proibidos estão carnes vermelhas, camarão, queijos, banana e cerveja.


Tipo B
É o único que aceita bem o leite e seus derivados. Porém, não digere muito bem carne de frango. Nesse caso, o mais indicado é o consumo de carneiro e cordeiro, peixes (bacalhau e badejo), queijos, iogurtes, banana e chá verde. Os neutros são carne bovina, arroz, granola e vinho. Na lista de nocivos estão frango, porco, farinha de trigo e refrigerantes.


Tipo AB
Mistura dos grupos A e B, esse tipo sanguíneo pede uma dieta bem variada e em porções equilibradas. Prefira alimentos como carneiro, cordeiro, peru, ovos, iogurte, arroz e chá verde. Os neutros são anchova, cação, leite desnatado e óleo de linhaça. Inclua na lista negra carne bovina, frango, leite integral, feijões, flocos de milho e café.


(Com reportagem de Eliane Contreras para a revista BOA FORMA)

Nenhum comentário: