quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cartas de amor e o universo comum

 Na hora de compor posso pensar numa bela melodia, começo cantarolando sons organizados que me levam a uma sequência de acordes, a uma harmonia que será a “cama” dessa canção. Há quem também comece por outro caminho. Há compositores de música e letra e há aqueles que são apenas letristas e procuram parceiros para materializar suas ideias em conjunto. Vinicius de Moraes, grande poeta e letrista, foi o grande “parceirinho” de Tom Jobim.

Boas letras são difíceis, devem fazer parte de um universo comum ou pelo menos poder dialogar com este universo. Sim, elas sairão de dentro de nós, de nossas experiências. São embriões do nosso mundo interno e irão desabrochar no externo, mas antes disso tivemos de ser tocados por algo ou alguém fora de nós. Então, contaremos algo e alguém irá pensar: - Poxa, também já senti isso!

Esse é o difícil, ser simples, sem necessidade de palavras complexas, expressões que digam ao que vieram.

Se analisarmos as principais temáticas abordadas em letras de músicas encontraremos a sátira ou comicidade de fatos, o sexo, a crítica à vida moderna e principalmente o AMOR: o correspondido, o fracassado, o traiçoeiro, o platônico e o eterno.

Pensamos em rimas, estrofes, em musicar uma poesia. Cuidamos os clichês e a quantidade de açúcar que queremos colocar sobre o tema. Então começamos a alinhavar a história e sua trilha sonora, com início, meio, clímax e fim. Improvisamos nos sons e na fala. Intérpretes, músicos e cantores, protagonizam o poder das palavras e da linguagem musical e criam canções que embalam memórias por muitos anos. Escrever letras de amor e memórias musicais deixa de ser parte exclusiva da vida do autor para se tornar presente na vida de todos.

Segue um trecho de letra, um pouco do meu mundo interno e de universo comum. Fique à vontade para escrever a sua colaboração nessa parceria.

Ah, quanta saudade
Te conheço de uma vida inteira?
Ah, quanta saudade
De um sorriso que valeu a pena

Ah, quanta saudade
Deixo a melodia entrar
Ah, quanta saudade
Quero lembrar devagar

(escreva as próximas estrofes)

por Bruna Repetto
http://www.artistasgauchos.com.br/portal/?cid=523 

Nenhum comentário: