quinta-feira, 12 de julho de 2012

10 dicas para não engordar no inverno


Aposte nas atividades indoor e invista nas sopas
Todo ano é a mesma história: o verão vai embora e a vontade de malhar também. Além disso, no frio, as pessoas costumam escolher alimentos mais calóricos. Pronto! Aí está a receita para uns quilinhos a mais. A personal trainer e corredora Márcia Lopes mostra o caminho – e revela alguns truques para não cair nessa armadilha. Confira as dicas abaixo:


1. Lembre-se que você queima mais calorias
“No frio, gastamos mais energia para manter o corpo aquecido, o que é potencializado pelo exercício físico”, explica Márcia. Ou seja, você vai queimar mais do que malhando no verão. Bom motivo para espantar a preguiça.


2. Mude o horário da malhação
Se você costuma malhar muito cedo, pode ser difícil sair da cama. À noite, geralmente é mais frio. “Vá direto do trabalho, para não cair na tentação das cobertas”, ensina. “Se puder malhar na hora do almoço, melhor ainda, é o horário mais quente do dia”.


3. Faça aquecimento
No frio, as chances de ganhar uma lesão aumentam. Por isso, é importante caprichar no aquecimento antes de malhar. Um bom alongamento também ajuda. “Uma lesão pode colocar em risco meses de treino”, alerta Márcia.


4. Escolha uma atividade indoor
Dentro da academia é mais fácil manter a frequência, já que o frio e o mau tempo são os grandes obstáculos. “Correr na esteira pode não ser tão agradável, mas é melhor do que ficar em casa se enganando à espera de um dia de sol”, diz Márcia.


5. Convide um amigo para malhar
“É mais fácil se enganar e ‘deixar pra amanhã’ do que admitir pra outra pessoa que você está com preguiça”, comenta. “A gente acaba se obrigando a sair”.


6. Leve o MP3 player para a academia
Lembra a cena em que Rocky corre na escadaria em pleno inverno? Aposto que lembrou também da trilha sonora. É a prova de que música traz inspiração nesses momentos. “Escolha uma playlist animada e veja como o ritmo dá gás aos exercícios”, ensina.


7. Invista nas sopas
Nem toda comida de inverno precisa ser calórica. “O café tem poucas calorias e é estimulante. Chás podem até ajudar a afinar, como o chá verde, hibisco... E as sopas são as rainhas do jantar – leves e gostosas”, sugere a especialista. 


8. Não fuja da calça jeans
“A legging é uma grande cilada. Ela vai se adaptando às formas do seu corpo e não denuncia que você está engordando”, alerta Márcia. Para isso, a sua calça jeans favorita é sempre fiel e nunca vai mentir.


9. Passe hidratante após o banho
Além de hidratar a pele, que costuma ficar mais ressecada no frio, o momento de passar hidratante no corpo faz você perceber suas formas. “É comum nos escondermos sob camadas de roupas e perder a consciência do corpo durante o inverno”, explica. 


10. Suba na balança com frequência
Não vale ficar neurótica e se pesar toda hora. Mas fazer isso toda semana, por exemplo, vai facilitar o seu controle e evitar sustos. “Ninguém engorda cinco quilos de uma vez só. Se o ponteiro subiu um pouco numa semana, dê um gás na malhação ou cuide mais da alimentação na semana seguinte”, indica a personal.


Fonte: GNT

Nenhum comentário: